Ao encontro da natureza!

Explore o Tejo Internacional

Conheça melhor o Tejo Internacional

Deixe-se surpreender pelo encanto do Parque Natural.

O Tejo Internacional é um Santuario da Natureza localizado na   Beira Baixa.

Situado no extremo Sul do concelho de Castelo Branco  e no extremo sul e leste do concelho de Idanha-a-Nova o parque corresponde a uma faixa de aproximadamente 40 Km próxima do rio Tejo. Das espécies da avifauna mais emblemáticas da região podemos salientar  a cegonha-preta (Ciconia nigra), a águia-real (Aquila chrysaetos), a Águia-imperial (Aquila adalberti), a águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus), o abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus), o abutre-preto (Aegypius monachus). Nos mamíferos de grande porte destaca-se os  veados e javalis que se distribuem um pouco por toda a região.

Alguns Números

A Quercus é proprietária de varias reservas privadas no Tejo Internacional num total de 600ha de habitats ameaçados. Estas areas são geridas com objetivo de conservação da biodiversidade.

Os alimentadores de aves necrófagas são locais vedados e controlados onde são depositadas carcaças de animais que servem  alimento para aves necrófagas ameaçadas.  Existem três infra-estruturas, duas no Parque Natural  e outra no Monumento Natural das Portas de Rodão em Vila Velha de Rodão.

São mais de 688 espécies de Fauna e Flora identificadas, das quais 132 de Avifauna  527 Borboletas e outros Insectos 14 Répteis e de 11 Anfíbios. Estes estudos e censos são realizados com frequência. Junte-se a nós, participe!

Uma fronteira natural entre Portugal e Espanha

Um ecossistema exuberante.
Apure os seus sentidos e perca-se a descoberta de insectos, aves, répteis, anfíbios e mamíferos.
Ou então relaxe, fique em silêncio e contemple aproveitando que Parque Natural do Tejo Internacional tem para lhe oferecer.

O Envolvimento da QUERCUS

Desde 1987 que a Quercus desenvolve actividades na região.

A criação do Parque no ano 2000, tornou-se um ponto de partida para a preservação de valores na região.

Nos anos oitenta  vários elementos da Quercus iniciaram observações e estudos no ecossistema do Parque. Dezanove anos depois parte dessa área foi finalmente classificada como Parque Natural do Tejo Internacional. Para além das Redes de Micro-Reservas Biológicas, campos de trabalho e intercâmbios internacionais, plantação e preservação de espécies autóctones a Quercus gere 3 alimentadores aves necrófagas no parque natural do Tejo Internacional.

A Fauna e a Flora
Conheça as espécies

AZEITE CEGONHA PRETA

Azeite Biológico do Parque Natural do Tejo Internacional

 

Em Pleno Parque Natural do Tejo Internacional, no olival centenário do Monte Barata, é produzido pela Quercus este Azeite Virgem Extra em modo de Agricultura Biológica, fomentando a conservação da Biodiversidade. Azeite de categoria superior, obtido directamente de azeitonas, Galega e Cordevil da Beira Baixa, unicamente por processos mecânicos e pressão a frio.